post_saude_blog_grifina

imagem: internet

 

Com certeza você já ouviu alguém dizer que não faz musculação para membros inferiores porque já corre, pedala, joga futebol, patina ou pratica alguma outra atividade similar. Quem costuma usar essas desculpas, em sua maioria são homens, mas existem mulheres que participam desse grupo também.

A ideia de que a musculatura fica fortalecida apenas com a prática dessas modalidades não é apenas errada, mas, também, perigosa. Isso porque com essas atividades acabamos ganhando resistência muscular e, muitas vezes, até conseguindo um ganho de força e potência muscular por meio dos sprints (tiros em alta velocidade), mas isso a custa de muito impacto para as articulações. Além disso, a exigência do quadríceps (grupo de músculos da parte anterior da coxa) é muito superior à exigência dos isquiotibiais (grupo de músculos posteriores da coxa), o que leva a um desequilibro de forças, podendo gerar lesões graves e, inclusive, irreversíveis para a articulação do joelho.

Esse fato é especialmente preocupante no caso de mulheres, pois elas têm maior dificuldade em ativar os músculos posteriores da coxa, sofrendo com o desequilíbrio de forças entre isquiotibiais e quadríceps, aumentando a pressão sobre a patela, justificando, mais do que nunca, a importância de se fazer musculação como complemento para os outros esportes.

Procure um profissional de Educação Física para lhe orientar, de acordo com as modalidades que você pratica e com suas necessidades.

 

%grifina Definição Muscular   Coluna do Personal Trainer Guilherme Henrique

Guilherme Henrique Nascentes
Personal Trainer / Consultor Fitness
CREF 9552 G/DF

ghnascentes@gmail.com / (61) 9232-9994