Você consegue agachar? Coluna do Personal Trainer Guilherme Henrique
imagem: internet
Já não é mais nenhuma novidade o fato de o agachamento ser um dos melhores exercícios para desenvolver a musculatura de coxas e glúteo, principalmente o agachamento profundo. Mas será que você consegue agachar?
Para se realizar um agachamento profundo de qualidade, com sobrecarga, sem expor seu corpo ao risco de lesões é necessário observar alguns detalhes. Entre eles, podemos citar flexibilidade de isquiotibiais (musculatura posterior da coxa); mobilidade de tornozelo, para conseguir manter a força no calcanhar, de modo que não aumente a pressão na patela e, ainda, o nível de força dos músculos centrais do corpo (core), para que a lombar suporte a sobrecarga imposta e o tronco não se desloque à frente.
Muitas vezes é necessário um trabalho de base, com foco nos detalhes, antes de chegarmos ao agachamento pra valer. E é necessário sempre lembrarmos que a carga é apenas uma das diversas variáveis do treinamento, sendo assim, de nada adianta uma carga enorme se o movimento for mal executado e/ou a amplitude limitada.
E então, observando esses detalhes principais, vamos tentar agachar?Primeiro melhoramos seu padrão de movimento e depois o movimento melhora você!! Procure um profissional de Educação Física e bons treinos!
Guilherme Henrique Nascentes
Personal Trainer / Consultor Fitness
CREF 9552 G/DF
ghnascentes@gmail.com / (61) 9232-9994
Sem comentários