Papo sobre Corrida! Como dar início!
Olá Grifinas! Como estão? Decididas a inserir hábitos saudáveis em suas vidas? Espero que sim! E aos poucos vamos encontrando o equilíbrio, visando uma saúde melhor! Eu mesmo estou de férias, em Maceió, e trouxe meu tênis para correr por aqui!!! O importante é se mexer!
E hoje nosso papo é sobre Corrida!!!
Desde criança, nunca fui adepta das brincadeiras que envolviam corrida. Dentre as atividades físicas, a que menos me agradava era a corrida. Eu achava que não era para mim, que eu não tinha fôlego, que eu jamais conseguiria. Admirava bastante as pessoas que corriam vários minutos sem pausar, e me perguntava como aquilo era possível.
Em 2012, quando iniciei as atividades físicas no Estúdio onde treino, o profissional que me acompanha me recomendou a corrida, visto que meu objetivo era a perda de gordura e a melhora no condicionamento físico. A corrida é um grande aliado para os que querem queimar calorias, assim como as demais atividades aeróbicas. Para mim era um desafio. Mas topei!
Iniciamos na esteira, caminhando. Aos poucos começamos a inserir 1 minuto de corrida leve para 2 minutos de caminhada. Com o passar das semanas fui adquirindo confiança e correr 1 minuto ficou fácil para mim. Então aos poucos fomos aumentando, de 1 minuto de corrida, para 2, 3… 4… e assim sucessivamente! Até que consegui correr 10 minutos seguidos. A cada semana eu ia aumentando o nível da dificuldade.
Após aumentar o tempo de corrida, fomos aumentando a velocidade na esteira. De 8km/h para 9… 10…E a técnica utilizada para isso foi intercalar a corrida com tiros de 1 minuto com maior velocidade. Em uma corrida constante a 10 km/h, começamos a dar tiros à velocidade 12, 13 e hoje em dia já dou tiros de 1 minuto a 14 e 15 km/h. Para quem não corria nada, é uma grande vitória.
A importância dos tiros é a de que, quando precisamos correr constantemente a uma velocidade menor, nosso condicionamento melhora consideravelmente, além de possibilitar o aumento da resistência. Com esse treinamento, aumentando o nível de dificuldade aos poucos, hoje em dia já consigo participar de corridas de rua, de até 6km. E pretendo aumentar essa distância cada vez mais.
Sempre admirei as pessoas que praticam esse esporte, mas nunca acreditei que eu seria capaz. A cada linha de chegada vejo o quanto somos capazes, e que tudo depende de treino, força de vontade e persistência. Se você quer começar a correr, procure um profissional para orientá-lo. A corrida é um exercício prazeroso, que auxilia no emagrecimento e é bem acessível!
Beijos meninas!!! Espero que tenham gostado das dicas!!! Vanessa!
Márcia Monteiro
Super me identifiquei com esse post! Também sempre quis correr, mas não tinha condicionamento pra isso. Pedi para o meu instrutor passar um treino de corrida e aos poucos estou ganhando condicionamento. 2014 vai ser o ano pra atingir o objetivo de correr 5k sem morrer! rsrs
Beijinho
Blog GriFina
Isso mesmo Márcia! O importante é ir aos poucos, respeitando seu limite! mas você chega lá, basta persistir e não desistir!