Balmain: Olivier Rousteing celebra 10 anos com coleção e desfile épico
Beyoncé, Naomi Campbell e Carla Bruni participaram da apresentação
A noite da última quarta, 29 de setembro, na semana de moda em Paris, foi marcada por um momento épico: o desfile da Balmain que celebrou os dez anos do estilista Olivier Rousteing à frente da direção criativa da casa.
Quando assumiu a posição, aos 25 anos de idade, a Balmain tinha uma única loja no mundo – e Olivier era então o primeiro estilista negro a comandar uma tradicional casa de moda francesa. Uma década depois, a grife é um império mundial, queridinha de celebridades, anônimos e apaixonados por moda de todo o mundo.
Na apresentação que aconteceu num formato de festival, Olivier celebra o senso de liberdade, de inclusão e de diversidade, algumas das suas maiores bandeiras até aqui, revisitando looks icônicos de sua trajetória na marca e com participações para lá de especiais, como a de Beyoncé que mandou uma mensagem de áudio parabenizando o criador por suas conquistas, além de Naomi Campbell e Carla Bruni, que desfilaram na ocasião.
Na passarela, um megamix dos elementos fundamentais da Balmain, como a sensualidade, com muita pele à mostra (pernas, barriga e ombros de fora), os vestidos amplos e folgadões em contraponto a outros justíssimos, com drapeados e plissados.
Não ficaram de fora os metalizados, especialmente em dourado com muito movimento e aplicações de franjas, canutilhos e correntes, os curtinhos bordados com motivos que homenageiam a tapeçaria francesa, xadrezes, e aplicações tipo cannage em ráfia.
A coleção verão 2022 da Balmain chega ao Brasil em março do ano que vem, com exclusividades nas boutiques da marca no Shopping Cidade Jardim, no Shops Jardins, ambos em São Paulo, e também no cjfashion.com, com entrega para todo o País.
Confira abaixo a íntegra da carta em que Olivier Rousteing conta mais deste momento.
“Paris, 29 de setembro de 2021
De todas as minhas apresentações, essa é de longe a mais pessoal. Estamos comemorando meu décimo aniversário como diretor criativo da Balmain. Assumi esse papel quando era praticamente uma criança, com apenas 25 anos em 2011, e venho levando essa grande responsabilidade durante a última década – e, obviamente, eu não teria feito de outra maneira.
Decidimos comemorar esses dez anos de desafios, criações e mudanças através da reedição de alguns dos meus looks favoritos. Olhar para todos eles juntos, me traz uma enorme felicidade, pois quando estava projetando alguns deles aos meus vinte e poucos anos, jamais teria acreditado que algum dia eu os mostraria como parte da minha retrospectiva profissional.
Além da minha comemoração, hoje também celebramos o nosso retorno. Estamos voltando às passarelas apresentadas ao vivo para amigos, colegas da moda e cerca de 6.000 convidados no nosso segundo Festival Balmain. Depois de mais de um ano de restrições da pandemia, estamos aliviados e gratos por finalmente podermos comemorar juntos e com segurança.
Vejo este momento como uma data importante – estamos nos despedindo de um capítulo e avançando para uma nova era, que tem tudo a ver com a liberdade.
Agora que estamos no fim dessa pandemia, podemos perceber o quanto ela nos mudou e o quanto aprendemos para voltarmos a ser como éramos antes. Há um desejo novo e forte de responsabilidade, honestidade e liberdade em todas as esferas, incluindo a forma como vivemos, nos vestimos e agimos. Esse novo clima se encaixa perfeitamente com o espírito da nossa marca, o Balmain Army sempre foi cheio de pessoas livres e apaixonadas. Suas características ficam evidentes no desfile da nova coleção e as elegantes silhuetas da próxima temporada ajudam a criar uma vibração sedutora e poderosa.
Foi provavelmente o espírito deste novo momento de transparência e honestidade que me levou a acrescentar alguns toques emocionais a esta coleção, por meio de elementos referentes a um recente acidente e uma longa recuperação. Há um ano, sofri algumas queimaduras dolorosas em um acidente e de repente, quartos de hospital e curativos tornaram uma grande parte da minha vida. Quando comecei a desenhar, me vi refletindo todos esses meses em tecidos e faixas da coleção, como por exemplo, faixas douradas e anéis, transformando-os em belos componentes nas passarelas.
Além de tudo isso, os designs masculinos e femininos destacam o famoso savoir-faire da casa, com cortes nítidos, alfaiataria e um pouco de artesanato da Balmain e da lendária Maison de Lesage ateliers. O domínio da alta-costura parisiense também pode ser visto na tecelagem e couro acolchoado. Artesãos especialistas deixaram claro que a sutileza parisiense abrange as últimas descobertas do século 21, também através de técnicas de moldagem inovadoras adaptadas para criar 3-D e efeitos drapeados para a próxima temporada.
Pode-se notar algumas inspirações dos anos 2000, especialmente as músicas e os músicos da época da minha adolescência e o talento, beleza e ousadia das cantoras poderosas do final dos anos noventa.
É claro que a música sempre foi importante para a Balmain, desde que Pierre Balmain vestia os maiores artistas de sua época, incluindo Juliette Greco, Dalida e a lendária Josephine Baker. Durante meus dez anos na casa, minha equipe e eu conectamos a música e a moda perfeitamente em cada temporada. O segundo Festival Balmain baseia-se nesse DNA distinto da casa, com alguns dos meus artistas favoritos juntando-se aos nossos modelos. Há dois anos, no primeiro festival da casa, ajudamos através da música e da moda a luta contra a AIDS e ficamos desapontados quando tivemos que cancelar o festival de 2020 por conta da pandemia. Agora, estamos aproveitando ao máximo o nosso entusiasmo e empolgação para ajudar a (RED), e arrecadar os fundos necessários para o The Global Fund lutar contra duas pandemias: AIDS e COVID.
Quando as portas se abriram para mim em 2011, eu não era o candidato ideal para o cargo de Diretor Criativo, desde então, estou determinado a usar essa oportunidade e posição para continuar buscando por mudanças. Tenho trabalhado muito para garantir que as apresentações e campanhas da Balmain reflitam a verdadeira beleza diversificada do mundo de hoje. E as passarelas, que antes eram limitadas a um número restrito de pessoas, agora estão cada vez mais abertas aos amantes da moda. O festival de hoje será transmitido ao vivo para mais de 6.000 membros do Balmain Army.
Prometo para os próximos dez anos, continuar a minha busca por mais inclusão, democracia, alegria, moda e música através de muitas outras pessoas que desejam entrar no universo Balmain.
Olivier Rousteing”
BALMAIN
Shopping Cidade Jardim – av. Magalhães de Castro, 12.000, piso térreo, tel.: 11-3198-9471 / cjfashion.com
Shops – rua Haddock Lobo, 1.638, Jardins, tel.: 11-3198-8230 / cjfashion.com
Comments are closed.