A importância da avaliação física – por Guilherme Henrique
Diversas pessoas, praticantes de atividades físicas regulares, não fazem avaliação física periodicamente.
Há quem acredite que a avaliação física é apenas uma maneira de saber as medidas de circunferências e percentual de gordura. Tudo bem, existem avaliações e avaliações. Mas mesmo que sua academia ofereça uma avaliação física básica, é necessário que se faça, pois os resultados darão um parâmetro para o professor na elaboração do programa inicial de treinamento e dos programas seguintes.
Através da análise da avaliação física do aluno, o profissional de Educação Física terá parâmetros para indicar a melhor atividade física para ele e prescrever o treino, com volume, intensidade e exercícios adequados, de acordo com os objetivos e as individualidades do mesmo, respeitando os princípios fisiológicos da especificidade e da individualidade biológica.
Sem a avaliação física, o professor não consegue prescrever um programa de treinamento eficiente e seguro, pois durante a avaliação são verificados aspectos importantes para a prescrição, como patologias, problemas articulares, musculares, entre outros.
Através da avaliação física, também, é possível verificar se o programa de treinamento que chegou ao fim foi eficiente e conseguiu alcançar os objetivos propostos. E a partir daí, decidir quais os próximos caminhos a seguir no treinamento.
Procure um profissional de Educação Física e pratique atividade física regular, não deixando de fazer avaliação física de tempos em tempos!!
Guilherme Henrique Nascentes
Personal Trainer
ghnascentes@gmail.com
(61) 9232-9994
Sem comentários