É comum ouvir pessoas dizendo que não têm tempo para praticar atividades físicas, pois trabalham demais, precisam cuidar da família, ajeitar a casa, fazer comida, estar presente em reuniões, entre diversos outros afazeres. Muitas pessoas preocupadas em ter uma carreira bem sucedida, ganhar muito dinheiro e acumular riquezas, porém abrem mão de um dos maiores bens que possuímos que é nossa saúde.

Cada dia que passa o número de pessoas que utilizam tal justificativa para explicar a razão de manterem um estilo de vida sedentário aumenta, talvez, até, por conta do ritmo da nossa sociedade atual, que exige que se executem várias tarefas simultaneamente, com muitas cobranças, prazos curtos e um certo imediatismo da população.

Tudo bem, existem prazos e horários que realmente somos obrigados a cumprir, mas a questão não é essa. O ponto de reflexão vai mais além, está relacionado com as escolhas feitas, na perspectiva de que devemos plantar hoje para colher amanhã.

Já não é mais nenhuma novidade a relação entre o sedentarismo e a incidência de diversas doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia, cardiopatias, entre outras. A literatura, inclusive, mostra que pessoas obesas, mas fisicamente ativas tendem a ser mais saudáveis do que pessoas magras e sedentárias.

atividadefisica

Em um estudo recente, Valmorbida et al. (2013), pesquisadores do Rio Grande do Sul, submeteram oito voluntários, ao longo de três meses, à intervenção nutricional quinzenal e a um programa de exercício físico, realizado em esteira rolante com intensidade de 65% a 75% da frequência cardíaca máxima, com duração de 30 minutos, três vezes por semana. Um treinamento aeróbio de baixa intensidade e que promoveu redução significativa da pressão arterial sistólica (-7,5%), triglicerídeos (-6,7%) e lipoproteínas de alta densidade (-8%) dos indivíduos, além da diminuição de 11% na frequência cardíaca de repouso.

São apenas 30 minutos, três vezes por semana. Tendo em vista que uma semana tem 168 horas e um mês possui 720 horas. Se separar 1h30min da sua semana e 6 horas do seu mês para a prática de exercícios físicos, de certo, terá melhoras impressionantes na sua produtividade, além, é claro, de melhorias na saúde e na qualidade de vida.

Invista em hábitos saudáveis, invista em você! Garanto que vale à pena.

Pratique atividade física regularmente e busque sempre orientação de um Profissional de Educação Física!

 

Referências:

CIOLAC, E. G.; GUIMARÃES, G. V. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev. Bras. Med. Esporte, Vol. 10, n. 4, Jul/Ago, 2004

VALMORBIDA, L. A.; BORSATTO, A. C.; FEOLI, A. M.; ANTUNES, M. T.; BREIGEIRON, M. K.; MACAGNAN, F. E. Benefícios da modificação do estilo de vida na síndrome metabólica. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 26, n. 4, p. página 835-843, set./dez. 2013

 

Guilherme Henrique – Personal Trainer                                                                                                                          

ghnascentes@gmail.com

(61) 9232-9994