Como manter a pele hidratada no tempo frio?
Fatores climáticos como o vento, o sol, o frio e o ar seco, são os causadores do ressecamento da pele. As substâncias químicas liberadas na utilização de detergentes e sabões causam a eliminação da gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação, assim como em outras partes do corpo que também sofrem com o ressecamento e precisam ter uma atenção maior. Para evitar casos de rachaduras e descamação, são necessários alguns cuidados.
A médica dermatologista, Dra. Ana Regina Trávolo, explica que a hidratação deve ser feita com cremes específicos, principalmente, logo após o banho, pois a absorção do hidratante é maior com a pele um pouco úmida. “Além de usar o hidratante após o banho, ele pode ser reaplicado no decorrer do dia por quem tem a pele muito seca. É importante também ingerir bastante água durante o dia, pois a hidratação do organismo como um todo depende da água ingerida”, diz.
Quando o ressecamento da pele está num estágio mais avançado, é possível o desenvolvimento de alguns transtornos, como o eczema asteatósico, onde a pele apresenta um tom avermelhado, com coceira, descamação e fissuras. A pele ressecada fica, também, mais propensa a desenvolver quadros infecciosos, como a erisipela nas pernas e a Dermatite Atópica, nesta última as áreas irritadas aparecem principalmente nas áreas de dobras e nas bochechas.
As pessoas com pele oleosa também devem fazer a hidratação da pele, mas com algumas diferenças. A aplicação de hidratantes devem ser feita principalmente nas épocas de seca, em áreas nas quais a pele resseca mais, como nos antebraços e nas canelas. “Na região facial, nessas pessoas, o hidratante eventualmente pode ser dispensado, caso a pele seja realmente oleosa. Todavia, existem produtos hidratantes especialmente desenvolvidos para pessoas de pele oleosa, que conseguem fazer uma leve hidratação, mas sem piorar a oleosidade existente, ou causar acne”, orienta a Dra. Ana Regina.
A dermatologista explica que para manter a pele sempre hidratada não basta apenas passar os hidratantes. É necessário também, evitar os banhos excessivamente quentes, as buchas e o uso de sabonetes abrasivos, pois retiram a camada de gordura protetora da pele. “Importante usar os sabonetes e xampus só nas áreas mais necessárias, como axilas, couro cabeludo, pés e região genital”, completa.
Corpo Clínico
Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.
Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.
Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
Siga também os perfis nas redes sociais.
Sem comentários