autocontrole

 

Você já parou para pensar quantas vezes se achou incapaz ou menos inteligente que outras pessoas?

Eu já fiz isto algumas vezes na minha vida, na verdade a cada insucesso, tive a tendência a me achar inferior em inteligência quando me comparava a pessoas que eu considerava vencedoras.

Na verdade os melhores estudos realizados por neurocientistas e psicólogos têm demonstrado que o fator inteligência não interfere no sucesso, mas sim um outro fator fundamental, a capacidade de superar frustrações e ter autocontrole. Pessoas que lidam melhor com o fracasso e com as frustrações tendem a obter melhores empregos e ter sucesso nos negócios.

Parece uma solução muito simples para ser verdadeira, e na verdade o é. É tão simples que em um primeiro momento causa descrença nas conclusões que tirei e até me fizeram pensar que estava mais ligado a crença que a realidade. E qual e a mágica? Tudo se resume no treinamento continuado em ter autocontrole.

Autocontrole nada mais é que avaliar o maior número de possibilidades diante de uma situação antes de se tomar uma decisão, e o mais importante, desenvolver a tomada de decisão com frieza. A emoção embota, borra a capacidade de decidir e faz com que a decisão seja resultado da paixão e não da realidade dos fatos. Mas o autocontrole não é uma característica inata, algo puramente genético que nasce com a pessoa, é na verdade o resultado de treinamento e modelação da vontade.

Então, antes de se comparar ou se diminuir diante do sucesso de outras pessoas, faça uma analise de seu comportamento diante dos insucessos e aprenda a tirar proveito deles. Aprenda a ter disciplina e força de vontade para entender que seus erros e insucessos foram na pior das hipóteses, uma escola onde você aprendeu como não errar mais, pois errar você já sabe como. Junte a isto a capacidade de discernir calma e ponderando todas as possibilidades e verá que o seu índice de erro e de falta de sucesso na vida vai diminuir muito.

 

%grifina A presença do homem no processo educacional da criança: Conversando sobre saúde com o médico Alexander Saliba

%grifina A presença do homem no processo educacional da criança: Conversando sobre saúde com o médico Alexander Saliba

Dr. Alexander Saliba

Clínico Geral e Pediatra

Especialista em Homeopatia

CRM-DF: 3200

www.alexanderjsaliba.med.br