O temido Efeito Sanfona: coluna do Personal Trainer Guilherme Henrique
imagem internet
O efeito sanfona é um fenômeno que vem se tornando cada vez mais comum na sociedade atual, por conta da mídia, da moda de dietas “milagrosas” e do uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer.
Mas, afinal, no que consiste o efeito sanfona?
Nada mais é do que a falta de capacidade do indivíduo em manter o peso perdido, oscilando bastante o seu peso na balança.
Já falamos aqui que a balança em si não é o mais importante e sim a avaliação física para sabermos a composição corporal da pessoa. Daí o principal problema de quem sofre com o efeito sanfona: quando se perde peso rapidamente, através de dietas muito restritivas e/ou utilizando remédios para emagrecer, perde-se peso na balança, porém esse peso é de massa gorda e massa magra. Mas quando a pessoa fraqueja na dieta (o que não é difícil de acontecer em dietas com muita restrição calórica), ganha peso novamente e, então, retorna ao peso que tinha anteriormente, mas agora com um percentual de gordura maior do que tinha antes, tendo em vista que a massa muscular perdida leva um determinado tempo para ser recuperada e requer um trabalho com exercícios físicos que favoreçam a hipertrofia muscular.
Sendo assim, o efeito sanfona deixa a pessoa quase sempre com um saldo negativo, pois perde-se músculo e a gordura perdida, rapidamente é recuperada e estocada. Isso ocorre como estratégia de proteção do corpo humano contra situações extremas.
Para evitar o efeito sanfona evite atitudes radicais e procure o equilíbrio na sua vida, entre alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e descanso. O seu corpo é um reflexo do seu estilo de vida, então não adianta tentar enganá-lo em uma semana ou duas, mude seus hábitos e os resultados virão.
Guilherme Henrique Nascentes
Personal Trainer / Consultoria Fitness
ghnascentes@gmail.com
CREF 9552 G/DF
Sem comentários