saúde_blog_grifina

imagem: internet

Ao longo dos anos eu tenho observando em meus pacientes e até mesmo amigos, que muitos deles têm sintomas de doenças em sua fase inicial, mas eles não se dão conta de que estão doentes, porque não sentem nada.

Isto é muito comum em várias doenças. A pressão alta, a diabetes, o aumento das gorduras no sangue, o famoso colesterol alto, e muitas outras patologias que são insidiosas, ou seja, estão lá, mas não nos avisam.

O perigo destas doenças está justamente no fato delas não se manifestarem em seu primeiro momento. Os sinais podem ser fracos, imperceptíveis para quem não tem olho treinado, como os médicos, mas o nosso corpo sempre avisa quando esta doente, basta sabermos como ver os sinais que ele manda.

Por exemplo, se você tem pressão alta, coisa muito comum hoje em dia em qualquer idade, mas mais comum nas pessoas acima de 30 anos, e principalmente aquelas que estão acima do seu peso ideal, você terá algumas vezes dores de cabeça sem muita intensidade, muito chatas, que dão a sensação de nuca dura, parece que há uma congestão atrás da cabeça e no pescoço. Pode ter também algumas taquicardias, aquelas batedeiras no peito, sem mais nem menos.

Outro sintoma comum na pressão alta é o cansaço fácil. Qualquer esforço deixa você sem fôlego e quando isto acontece, pensamos que estamos assim porque estamos velhos ou estamos fora de forma. Em algumas pessoas, a hipertensão arterial pode provocar tonturas, sangramentos nasais e barulho, como grilos, nos ouvidos.

Existem muitos outros sintomas da pressão alta, mas estes são os mais simples e o que devemos tomar como medida para prestarmos atenção em nossa saúde.

Se você tem alguns destes sintomas ou todos eles, a primeira providência a ser tomada é procurar um médico, mas se isto não puder ser feito de imediato, o que é o desejado, comece eliminando o sal de seu alimento e tomando muita água ou chás sem açúcar. O aumento do fluxo urinário, ou seja, fazer mais xixi pode ajudar a diminuir a pressão arterial alta, mas não vai curar nada, é apenas um paliativo temporário.Se você fuma, pare de fumar imediatamente. Se bebe, elimine o álcool de sua vida, até segunda ordem do seu médico. Se está acima do seu peso, procure uma dieta balanceada para perder peso, e o mais importante, caminhe no mínimo 20 minutos todos os dias.

 

%grifina O silêncio e o desenvolvimento pessoal   Conversando sobre saúde com o Dr. Alexander Saliba

 

%grifina O silêncio e o desenvolvimento pessoal   Conversando sobre saúde com o Dr. Alexander Saliba

www.alexanderjsaliba.med.br

(61) 3326.9242
Centro Clínico Advance, SGAS Q 915, Bloco N, Sala 311. Brasília – DF