Definição Muscular – Coluna do Personal Trainer Guilherme Henrique
Muito se fala em treinos específicos para ganho de massa muscular (hipertrofia) e treinos para definição muscular, porém não existe distinção entre eles. Para entendermos melhor, é preciso que saibamos realmente o que é a definição muscular.
Ter um corpo definido significa ter uma musculatura desenvolvida e um baixo percentual de gordura para que os músculos apareçam, ou seja, é preciso que ocorra uma hipertrofia muscular, caso contrário, a pessoa ficará apenas magra, sem nenhuma expressão de definição.
O que vemos por aí com uma certa frequência é o paradigma de que séries com baixas repetições são para ganho de massa muscular e séries com repetições mais altas são para definição. Porém, ambos os tipos de treino são capazes de promover hipertrofia e/ou definição, dependendo da alimentação e do estilo de vida da pessoa.
A diferença entre os treinos está no mecanismo fisiológico que será ativado para que obtenhamos resultados. Os treinos se dividem, então, em tensionais e metabólicos.
Treinos tensionais promovem hipertrofia através, principalmente, de estímulos mecânicos (GENTIL, 2014), com séries de baixas repetições, carga elevada e velocidade de execução mais lenta na fase excêntrica, causando mais microlesões. Já os treinos metabólicos promovem hipertrofia por meio, principalmente, de alterações metabólicas locais (GENTIL, 2014), acumulando mais metabólitos nos músculos, provocando queda do pH e acúmulo de lactato e íons H+ (responsáveis pela sensação de queimação na musculatura), por exemplo. Caracteristicamente, os treinos metabólicos são compostos por repetições mais altas e velocidade de execução mais lenta na fase concêntrica.
Não podemos afirmar qual tipo de treino é melhor. Cada pessoa tem uma resposta diferenciada a cada estímulo e o ideal é alternarmos os estímulos, sempre trabalhando com intensidade, para que o corpo não se adapte e, também, não ocorra sobrecarga das articulações.
Procure um profissional de Educação Física e um Nutricionista para que possam lhe prescrever um treino e uma dieta adequados, visando atingir seus objetivos!
Referências bibliográficas:
GENTIL, Paulo. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia, ebook, 2014.
Guilherme Henrique Nascentes
Personal Trainer / Consultor Fitness
CREF 9552 G/DF
ghnascentes@gmail.com / (61) 9232-9994
Sem comentários