Cuidado com os Excessos – Texto por Guilherme Henrique
Quem não quer ter resultados rapidamente? Melhorar o condicionamento físico, aumentar a força muscular, diminuir o percentual de gordura e hipertrofiar os músculos são alguns dos objetivos dos praticantes de atividades físicas.
Mas é preciso ir com calma, pois os resultados tão esperados não virão da noite para o dia. Quando vemos pessoas com corpos maravilhosos, com músculos torneados e pouca gordura, além de atletas amadores com bons desempenhos, devemos ter consciência que eles não alcançaram tais feitos de uma hora para a outra, com apenas uma semana ou um mês de treino. Há tempos essas pessoas estão se dedicando ao treinamento, à dieta e respeitando o descanso necessário para o corpo evoluir.
Um dos problemas de se exagerar no treinamento tentando conseguir resultados o mais rápido possível é desenvolver a síndrome do overtraining (excesso de treinamento), que pode ocasionar lesões graves, como fraturas por estresse, e, ainda, diminuição da imunidade, fazendo com que a pessoa fique doente frequentemente, além de um estado extremo de fadiga.
Alguns fatores devem ser observados para evitarmos o excesso de treinamento. São sinais do nosso corpo avisando que está na hora de descansar. Entre eles, podemos citar perda de desempenho, dores, cansaço, mau humor, falta de apetite e falta de vontade de treinar.
Por isso ouça os sinais do seu corpo e lembre-se de que nada em excesso faz bem, nem mesmo os exercícios físicos.
Procure sempre um profissional de Educação Física para elaborar um programa de treinamento desenvolvido especificamente para você.
“A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”. (Paracelso – Médico e físico do séc. XVI)
Guilherme Henrique Nascentes
Personal Trainer
ghnascentes@gmail.com
(61) 9232-9994
Sem comentários