Entrevista Mulher Grifina com a Vânia, a @vaninhafit!!!

Grifinas, é com muita alegria que inicio esta entrevista! Pois há um ano convivo com diversas pessoas no Instagram e acompanho diversas histórias de superação! E a da Vaninha com certeza é uma destas histórias inspiradoras que acompanhei desde o início! Eu não poderia deixar de apresentá-la aqui para vocês! Desde já a agradeço por dividir aqui conosco sua experiência nesta entrevista maravilhosa! Vamos lá! Beijos da Vanessa!!!

div

“Olá! Meu nome é Vânia, tenho 37 anos, sou enfermeira e trabalho em um dos maiores hospitais de São Paulo, no período noturno.”

vaninhafit_grifina

vaninha_grifina vaninha_grifina vaninhafit_grifina

Vaninha, acompanhamos em seu instagram sua busca pela vida saudável! Quando decidiu iniciar essa busca? Em que momento percebeu que precisava adotar novos hábitos?

Em maio do ano passado, cheguei no meu máximo de peso, 90 quilos (tenho 1,61m), já estava bem insatisfeita com meu corpo e nada me servia mais, porém, sempre adiava alguma atitude, colocando a “culpa” na falta de tempo… Me alimentava muito MAL! Não tinha horários pra me alimentar e vivia a base de lanches, congelados, refrigerantes e massas, principalmente MUITOS pães e pizzas (no plantão ela é top)! Sem falar, que era TOTALMENTE sedentária! Não tinha ânimo pra NADA… Eu pensava: “estou com 37 anos, tenho hipotireoidismo, não tenho tempo, vou fazer o quê? O jeito é me conformar…”. Nesse mesmo período, comecei a ter fortes dores na região abdominal. Procurei um médico e através de vários exames, foi constatado que estava com várias pedras na vesícula, cálculo renal, esteatose hepática (gordura no fígado), colesterol elevado e pré diabetes. Fiz a cirurgia para retirada da vesícula (colecistectomia) e foi aí que me veio o impulso que precisava pra iniciar minha mudança!

 

Que medidas adotou em busca do emagrecimento e da saúde? O que mudou na sua rotina (que você não praticava antes e agora pratica)?

Após a cirurgia, na semana seguinte, procurei uma nutricionista. Como a iniciativa foi meio forçada, por problemas de saúde, achei melhor seguir orientação profissional. Mudei meus hábitos alimentares, passei a comer a cada 3 horas e levar minha lancheira ao trabalho, com frutas, algo para o jantar e café da manhã.
Assim que tive liberação médica, mais ou menos 30 dias após a cirurgia, comecei a fazer alguns minutos de caminhada, na esteira que tenho em casa e que anteriormente só me servia como “cabide”. Fui aumentando o tempo, a velocidade e finalmente me matriculei na primeira academia, no próprio condomínio onde moro. No início, só fazia exercícios aeróbicos e aulas de ginástica e com o passar do tempo, iniciei musculação.
Comecei a tentar ter DOMÍNIO sobre meu tempo! Quando durmo em casa, vou pra academia de manhã e quando estou de plantão, venho pra casa, durmo um pouco, me alimento e vou treinar.

 

Acredita que o instagram auxiliou neste processo como um todo?

O Instagram me ajudou MUITO! Faço dele uma espécie de diário alimentar, onde minha própria nutricionista acompanha (e já até me deu alguns puxões de orelha virtuais… Rsrs) e me sinto meio que “obrigada” a ir treinar, tirando fotos. Recebo muito apoio, incentivo e aprendo bastante também. É uma troca maravilhosa…! Me atrevo a dizer que se não fosse meu “projeto” no instagram, talvez meus resultados não tivessem sido tão bons… Desistir não, pois depois do susto que minha saúde me deu no ano passado, fiquei bem mais cuidadosa comigo, mas as “jacas” seriam maiores, talvez…

 

Como as pessoas ao seu redor lidam com sua mudança de hábitos?! Te incentivam?!

A maioria, sim… Algumas ainda estranham bastante o fato de me recusar a ir numa pizzaria, por exemplo. Mas acho que faz parte. No meu trabalho, boa parte também já se acostumou a não me chamar para as “vaquinhas” dos lanches.
Porém, o MAIOR exemplo é com a minha mãe! Ela tem vários problemas de saúde, entre eles: diabetes, hipertensão arterial e sequela de AVC (“derrame”). Sempre precisou se cuidar, mas fazia tudo errado, começando pela alimentação e hoje, muitas vezes ela me liga pra perguntar sobre determinado alimento e já mudou bastante!

 

Que dicas a Vaninha dá para quem pretende começar agora uma mudança de vida, em busca da saúde e da perda de peso?

Eu passei vários anos da minha vida me iludindo com inibidores de apetite e era uma verdadeira SANFONA!
No auge dos meus 90 quilos, pesquisei onde trabalho para colocação do balão gástrico. NÃO TENHO NADA CONTRA quem faça cirurgia ou coloque o balão, desde que seja realmente NECESSÁRIO! No meu caso, colocaria por comodismo, por preguiça mesmo!
Jamais acreditei que mesmo tendo hipotireoidismo e “somente” com reeducação alimentar + exercícios conseguiria alcançar meu objetivo. JAMAIS!
A dica que posso dar é…
Nunca duvide da sua capacidade e, embora muitos digam que não vai conseguir, NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS! SE AME! Faça por VOCÊ! Mude por VOCÊ!
Mude sua alimentação, procure fazer escolhas saudáveis e saia do sedentarismo!
Não é apenas por estética, é por saúde!
Acredite em você!

instagram: @vaninhafit

contato: vaninhafit@gmail.com

vaninha

  1 Comentário

  1. Lu Valim   •  

    Tão bom saber que o Instagram ajuda tanto as pessoas! Já vi várias fotos das evoluções da Vânia e são realmente surpreendentes! Parabéns, querida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *