“A internet e a saúde!” – Conversando sobre saúde com Dr. Alexander Saliba

Ninguém questiona a importância da Internet em nossas vidas. Hoje é quase impossível que alguém não utilize as ferramentas fantásticas que a internet nos oferece para que possamos aumentar nossa cultura e nossa qualidade de vida. Mas nem tudo o que lemos na Internet tem valor. A quantidade de informações erradas ou mal redigidas é muito grande. No afã de se produzir informação e colocar um site no ar, coisas discutíveis ou de baixa qualidade são oferecidas sem crítica ou bom senso. Uma delas ou talvez a mais importante são as informações relacionadas a saúde.

Passeando pela net encontrei um site que tinha a intenção de falar sobre saúde, mas suas informações poderiam ser consideradas no mínimo ridículas, para não se dizer, inúteis. O site tentava falar sobre gripe mas com tolices como, “se possível fique longe de pessoas que tenham gripes ou resfriados”. Este é um conselho no mínimo ridículo. Vamos começar a correr de quem tem gripe ou resfriado? Para que? As gripes são transmitidas por pessoas que as tem e muitas vezes não sintomas. Não adianta nada fugirmos de quem espirra ou tem nariz escorrendo, pois com certeza já fomos contaminados de uma forma ou de outra por estarmos no mesmo ambiente e pelos primeiros sprays dos espirros do gripado.

Se trabalharmos em um local com outras pessoas, os portadores do vírus da gripe e do resfriado contaminam as outras pessoas sem que elas percebam. O que nos protegerá será a qualidade do nosso sistema imunitário. Se ele estiver ativo e forte, dificilmente seremos contaminados.

O mesmo site recomenda usar um remédio para gripe e um para tosse. Mas para que? Tirando os medicamentos retrovirais que são caros, tem efeitos colaterais, e não servem para nada nas gripes, que medicamentos serão eficazes nestas doenças? Eu conheço poucos. Porém, nossas mães e avós sabiam que em caso de gripe e resfriados, uma alimentação correta, a ingestão de frutas frescas e sucos naturais, feitos na hora, tem mais eficácia e eficiência que qualquer medicamento quimicamente preparados. Os medicamentos para gripe apenas eliminam os sintomas, mas não curam a doença. Exceção seja feita aos medicamentos homeopáticos, mas não existe uma vacina homeopática para tratar a gripe, é necessário individualizar o medicamento para cada caso.

E por fim, li algo no mínimo engraçado, o site recomendava trocar a escova de dentes quando terminarem os sintomas da gripe ou do resfriado, pois a mesma estará contaminada. Quem escreveu estas recomendações, se esqueceu ou não sabia que você nunca pegará duas gripes de mesmo vírus, pois após o período de infecção da doença, algo como 7 dias, seu corpo criará anticorpos contra os vírus que causou a gripe ou o resfriado e você estará protegido contra esta cepa virótica.

Então, para o bem de sua saúde e de sua mente, não aceite qualquer sugestão sobre doenças, tratamentos, medicamentos mágicos, fitoterápicos que curam tudo ou sabichões da saúde online. Continue acreditando no seu médico que é a melhor coisa a fazer.

dr alexander

www.alexanderjsaliba.med.br

(61) 3326.9242
Centro Clínico Advance, SGAS Q 915, Bloco N, Sala 311. Brasília – DF

  1 Comentário

  1. Gloria Marinho   •  

    Excelente matéria… devemos pensar duas vezes ao acreditar em todas as informações oferecidas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *