Conversando sobre saúde com Dr. Alexander Saliba – “Alergia”

ALERGIA

Tenho observado que a quantidade de pacientes com processos alérgicos tem aumentado de modo significativo. Raramente encontro pessoas que não tem queixas de alguma tipo de alergia, em especial, as rinites alérgicas.

Quem tem rinite sabe o incômodo que provoca. São entupimentos constantes do nariz, algumas vezes de um lado só, outras vezes variando de um lado para o outro, em outras pessoas só ocorre enquanto dormem e em muita gente, as manifestações alérgicas ocorrem após o despertar, com secreção nasal insistente, clara e que obriga a uma higiene nasal matinal por alguns minutos ou algumas horas. Outras manifestações clássicas de alergia, no caso da rinite alérgica, são coceiras no nariz, nos olhos, no céu da boca, na garganta e nos ouvidos.

Tem pessoas que apresentam suas manifestações alérgicas na pele, com formação de manchas vermelhas, que as vezes são quentes, altas, coçam e geram muito incômodo e que dificilmente deixam de ser urticárias. A pele também nos apresenta outras manifestações alérgicas, como as erupções do tipo atópicas (são atópicas porque são causadas pela ativação de uma imunoglobulina chamada IgE), que as pessoas geralmente confundem com doença de pele.

Mas o que é alergia afinal? Alergias são reações exageradas do nosso organismo a certas substâncias que chamamos de alérgenos. Quando nosso corpo entra em contato com estes alérgenos, imediatamente inicia uma reação de ataque a este elemento estranho, só que a reação é exagerada e ai surgem às manifestações alérgicas.

E porque nosso corpo reage desta forma na presença de um alérgeno? Isto ocorre porque os processos que fazem nosso organismo trabalhar de forma ordenada e organizada, por razões que não vem ao caso neste momento, perdem a capacidade de gerar respostas dentre de limites corretos. E então quando um alérgeno entra em contato conosco, reagimos de forma exagerada.

Sabemos que alergias podem ter componentes hereditários, mas existem muitos outros fatores que podem levar a alergias, tais como o consumo de leite de vaca e seus derivados. Estudos mostram que pessoas alérgicas quando restringem o uso de leite, apresentam melhoras significativas, claro, desde que associado a um tratamento médico. Também o estresse e a estafa podem desencadear processos alérgicos.

E como podemos tratar nossas alergias? A primeira coisa a se fazer é procurar um médico de sua confiança, e a partir de uma consulta médica, saber o que fazer. Não aconselho mudanças drásticas de vida, porque os alérgenos estão em toda a parte, e você não poderá fugir deles. Claro que a higiene em casa e no local de trabalho, eliminando pó, ácaros, na medida do possível, não ficando perto de fumantes, evitando alimentos sabidamente ruins para você, vai ajudar. Também posso recomendar os tratamentos homeopáticos, que conseguem resultados bastante animadores nos casos de alergias de toda ordem e muitas vezes curam de forma definitiva.

www.alexanderjsaliba.med.br

(61) 3326.9242
Centro Clinico Advance SGAS Q 915 Bloco N Sala 311. Brasília – DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *