Papo sobre Corrida! Como dar início!

Olá Grifinas! Como estão? Decididas a inserir hábitos saudáveis em suas vidas? Espero que sim! E aos poucos vamos encontrando o equilíbrio, visando uma saúde melhor! Eu mesmo estou de férias, em Maceió, e trouxe meu tênis para correr por aqui!!! O importante é se mexer!

E hoje nosso papo é sobre Corrida!!!

Desde criança, nunca fui adepta das brincadeiras que envolviam corrida. Dentre as atividades físicas, a que menos me agradava era a corrida. Eu achava que não era para mim, que eu não tinha fôlego, que eu jamais conseguiria. Admirava bastante as pessoas que corriam vários minutos sem pausar, e me perguntava como aquilo era possível.

Em 2012, quando iniciei as atividades físicas no Estúdio onde treino, o profissional que me acompanha me recomendou a corrida, visto que meu objetivo era a perda de gordura e a melhora no condicionamento físico. A corrida é um grande aliado para os que querem queimar calorias, assim como as demais atividades aeróbicas. Para mim era um desafio. Mas topei!

Iniciamos na esteira, caminhando. Aos poucos começamos a inserir 1 minuto de corrida leve para 2 minutos de caminhada. Com o passar das semanas fui adquirindo confiança e correr 1 minuto ficou fácil para mim. Então aos poucos fomos aumentando, de 1 minuto de corrida, para 2, 3… 4… e assim sucessivamente! Até que consegui correr 10 minutos seguidos. A cada semana eu ia aumentando o nível da dificuldade.

foto 3

Após aumentar o tempo de corrida, fomos aumentando a velocidade na esteira. De 8km/h para 9… 10…E a técnica utilizada para isso foi intercalar a corrida com tiros de 1 minuto com maior velocidade. Em uma corrida constante a 10 km/h, começamos a dar tiros à velocidade 12, 13 e hoje em dia já dou tiros de 1 minuto a 14 e 15 km/h. Para quem não corria nada, é uma grande vitória.

A importância dos tiros é a de que, quando precisamos correr constantemente a uma velocidade menor, nosso condicionamento melhora consideravelmente, além de possibilitar o aumento da resistência. Com esse treinamento, aumentando o nível de dificuldade aos poucos, hoje em dia já consigo participar de corridas de rua, de até 6km. E pretendo aumentar essa distância cada vez mais.

Sempre admirei as pessoas que praticam esse esporte, mas nunca acreditei que eu seria capaz. A cada linha de chegada vejo o quanto somos capazes, e que tudo depende de treino, força de vontade e persistência. Se você quer começar a correr, procure um profissional para orientá-lo. A corrida é um exercício prazeroso, que auxilia no emagrecimento e é bem acessível!

50d45b0e084d11e3b18c22000ae906be_7

Beijos meninas!!! Espero que tenham gostado das dicas!!! Vanessa!

 

  2Comentários

  1. Márcia Monteiro   •  

    Super me identifiquei com esse post! Também sempre quis correr, mas não tinha condicionamento pra isso. Pedi para o meu instrutor passar um treino de corrida e aos poucos estou ganhando condicionamento. 2014 vai ser o ano pra atingir o objetivo de correr 5k sem morrer! rsrs
    Beijinho

  2. Blog GriFina   •     Autor

    Isso mesmo Márcia! O importante é ir aos poucos, respeitando seu limite! mas você chega lá, basta persistir e não desistir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *